Seres humanos somos limitados sensorialmente, precisando, portanto, de representações para identificar, percepcionar o espaço à volta. Assim, de forma a que um conjunto de dados enviados possa chegar a seu destinatário com o mínimo possível de distorções, foram desenvolvidas ferramentas que facilitam sua análise e interpretação.
À medida que se redefinem e se otimizam os parâmetros utilizados nessas e por essas ferramentas (consoante as limitações dos métodos e utensílios empregados), todo esse processo tende a mais se assemelhar ao processamento de dados feito pelo próprio organismo humano.
Gráficos são, portanto, ferramentas que visam facilitar a apreensão de informações de maneira mais clara, em acordo com a natureza humana. Recursos imprescindíveis para a compreensão espacial dentro de nossas limitações, às quais destaco o sentido da visão.
Assim como uns jogam por se afeiçoarem ao enredo e outros, pela interface, essa é a forma como esta Engenheira resume a definição dessas necessárias expressões, em suas mais diversas aplicabilidades.
E o pong era um joguinho muito bom! 🙂